quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Dicas de como tirar boas fotos para crachás


Muitas pessoas detestam suas fotos nos crachás, e por isso também acabam detestando usar seu crachá....

O motivo é que as fotos nos crachás tem uma tamanho reduzido e muitas vezes são tiradas por pessoas que não tem muita habilidade nesse assunto.

Considerando que hoje em dia, as cameras fotográficas digitais tem excelente qualidade e possibilidades de ajustes, e que quase todo mundo sabe tirar fotos com elas, seguem algumas dicas para que todo mundo “fique bem na foto”, mesmo a do crachá:

Iluminação artificial é sempre um problema. Procure não tirar fotos com flashes, pois a foto tende a ficar com as cores artificiais, além de que o flash deixa uma sombra atrás da pessoa, quando ela estiver muito próxima de paredes. O ambiente deve ser claro, com o máximo possível de luz natural.

Fotos tiradas contra paredes ou fundos brancos ou claros, tem resultado melhor, além de não conflitar com o layout dos crachás.

Procure sorrir nas fotos. Relaxe. Só porque é uma foto de uso “corporativo e profissional”, não significa que você deve estar carrancudo ou sério demais. O sorriso deixa o semblante da pessoa menos carregado e muito mais simpático.

Evite tirar fotos com roupas brancas. O colorido das roupas (estamos falando de camisas, camisetas, vestidos, etc) realça o rosto da pessoa e vai deixar a foto no crachá mais vívida.

Tirar fotos para crachás não significa que a pessoa tem que estar totalmente de frente para a camera. As vezes uma pequena (sem exageros)  angulação para o lado, melhora muito a foto e nem por isso, deixará de identificar corretamente o portador do crachá.

Lembre-se:  sua foto no crachá pode durar anos...por isso evite tirar fotos com cortes de cabelo, maquiagem, brincos, piercing, etc. que daqui a algum tempo estarão “fora de moda”.

Não se preocupe em tirar a foto de corpo inteiro. Parece óbvio? Pois é! Não se esqueça que a foto para o crachá focará apenas o rosto da pessoa.
Se você focar até o meio do peito, com certeza já terá um boa foto, pois assim ela não ficará cortada e mostrando apenas o rosto até o queixo da pessoa fotografada.

O tamanho da foto é importante. Não precisa ser uma foto com 1GB, pois o tamanho final impresso será muito menor que isso. Tenha por base que uma foto com 300x400 pixels já será mais que suficiente para a finalidade de impressão no crachá. Além disso todo bom bureau de impressão e produção de crachá, sempre ajusta e faz um tratamento digital nas fotos enviadas, para melhorar o contraste, brilho, tonalidades, etc.  

A Publi Image realiza esse ajuste/tratamento digital nas fotos de seus clientes sem custo adicional.


Um comentário: