terça-feira, 3 de março de 2009

Fidelidade de cores / Pantone

O motivo de maior atrito entre cliente e gráfica, quase sempre está ligado a reprodução das cores. Alguns fatores devem ser observados, pois a fidelização de cores 100%, não existe. O que existe é uma aproximação de tonalidade desejada, que pode variar em função dos seguintes aspectos:
  • A variedade de suportes (tipos de papéis e mídias) disponíveis no mercado atual, influenciam a cor final do impresso. Como as cores utilizadas no processo off-set contém certo grau de transparência, é fácil entender que um papel mais claro, ou mais escuro, irá alterar a cor escolhida inicialmente. 
    Assim, o mesmo layout com uma determinada cor especial que seja impresso em papel, ficará com tonalidade de cor ligeiramente diferente se for impresso em PVC ou vinil, bopp, etc.

  • A crescente ampliação do parque gráfico, trouxe uma variedade enorme de equipamentos de impressão, desde máquinas semi-industriais, até as máquinas de última geração. Cada equipamento destes tem uma capacidade distributiva de tinta, que por conseguinte pode também alterar o tom da cor escolhida.

  • O processo de impressão é um processo dinâmico, ou seja existem no mercado equipamentos  off-set que utilizam água e tinta, outros com processo off-set a seco (sem uso de água), processo off-set com molha a álcool, e assim sucessivamente.
    Portanto, a fidelidade da cor escolhida, está diretamente relacionada ao processo escolhido de impressão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário